top of page
Buscar

Você sabe o que é Crosslinking?

Crosslinking é uma cirurgia utilizada para tratar o Ceratocone, sendo menos agressivo que o transplante de córnea. Cerca de 21% dos pacientes que sofrem com Ceratocone acabam precisando de novas córneas e a técnica vai baixar esse número, sendo o seu índice de efetividade superior a 90%.


Este procedimento induz um aumento da rigidez e da resistência da córnea, permitindo que ela não se altere com o passar dos anos, sendo possível retardar ou até parar os danos causados pelo Ceratocone e evitar a perda da acuidade visual e até a necessidade de um futuro transplante. Mesmo pacientes que já fizeram cirurgias prévias nos olhos podem se valer de seus benefícios.


O Crosslinking é uma cirurgia minimamente invasiva e que pode ser feita apenas com anestesia tópica, por meio do uso de colírios anestésicos. O tempo de duração é em torno de uma hora e o paciente recebe alta imediatamente, sem necessidade de internação, repouso ou jejum.


A técnica consiste na aplicação de um colírio especial à base de riboflavina (vitamina B2), que, posteriormente, é ativado por um feixe de luz ultravioleta, o qual estimula a contração e a união das fibras de colágeno, o que aumenta a resistência da córnea e reforça sua estrutura. O último passo, é a colocação de uma lente de contato terapêutica que atuará como uma espécie de curativo sobre a cornea enquanto o epitélio cicatriza. Esse processo leva em torno de sete dias e, depois desse prazo, a lente deve ser retirada. O paciente também deverá utilizar um colírio antibiótico por cerca de sete dias e um colírio anti-inflamatório por, aproximadamente, um mês.


Embora algumas pessoas acreditam que o crosslinking possa reverter a doença em um pequeno porcentual de pacientes, este não é o objetivo do procedimento. Contudo, os resultados da cirurgia de crosslinking são animadores e os pacientes em geral conseguem estagnar ou reduzir bastante o avanço do Ceratocone. Os portadores de Ceratocone em estágio leve ou moderado são os que obtém os melhores benefícios, embora até mesmo em estágios avançados o procedimento traga bons resultados.




Comments


bottom of page