top of page
Buscar

Terapia Gênica pode salvar crianças com Acromatopsia

Pesquisadores da University College London restauraram parcialmente, por meio da terapia gênica, a função dos receptores de cone da retina em crianças que nasceram com acromatopsia, a cegueira de cores.


Quatro jovens com acromatopsia, com idades entre 10 e 15 anos, foram tratados. Os pesquisadores realizaram terapia gênica direcionada a genes específicos conhecidos por estarem associados à acromatopsia.


Segundo a pesquisa, antes da terapia gênica, os pacientes não apresentavam evidências de função dos cones. Após o tratamento, a função dessas células se assemelharam à dos participantes do grupo de controle, que enxergavam normalmente.

Ao contrário do daltonismo, condição que impede apenas a percepção correta das cores verde e vermelho, a cegueira das cores limita a percepção de todas as cores. Ou seja, os portadores dessa doença só podem ver preto e branco. A Acromatopsia é uma doença hereditária e tem origem na alteração do funcionamento das células fotorreceptoras da retina, sensíveis à cor, denominadas cones. 

As descobertas dão esperança de que o tratamento possa ativar as vias de comunicação visual anteriormente inativas entre a retina e o cérebro. Os pesquisadores esperam que, com resultados positivos e mais ensaios clínicos, a visão das pessoas com com essa doença hereditária da retina melhore.



Comments


bottom of page